PUBLICAÇÕES
11/06/2022
Athlete mental health in the Olympic/Paralympic quadrennium: a multi-societal consensus statement
Esta declaração de consenso é produto do Segundo Think Tank Internacional sobre Saúde Mental do Atleta, realizado por iniciativa da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte. Um grupo convidado de especialistas designados discutiu experiências aplicadas trabalhando com atletas em um ambiente olímpico e paralímpico.

19/05/2022
Measuring coaching efficacy: a theoretical review
A definição do construto eficácia de treinamento foi recentemente incorporada à literatura esportiva e foi baseada na abordagem sociocognitiva mais especificamente, no construto autoeficácia. O fenômeno da eficácia do treinamento refere-se ao desenvolvimento da confiança nos treinadores e suas capacidades de influenciar o aprendizado e o desempenho de seus atletas.

14/04/2022
Esporte paralímpico brasileiro: investigação das interações sociais e fatores motivacionais dos treinadores de atletismo
O objetivo do estudo foi analisar o relacionamento treinador-atleta (RTA) e aspectos motivacionais na perspectiva dos treinadores brasileiros de atletismo paralímpico. Fizeram parte da pesquisa 74 treinadores, de ambos os sexos, vinculados ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), inscritos no Circuito Brasileiro de Para Atletismo Loterias Caixa 2019. Os instrumentos utilizados foram Ficha de identificação, Questionário de Relacionamento Treinador-Atleta (CART-Q versão treinador), Escala da Paixão e Escala de Satisfação das Necessidades Básicas no Esporte (BNSSS).

01/04/2022
Variáveis do treinamento e desempenho em competição de um jovem atleta do salto em distância - um relato de caso
O estudo objetivou reportar carga de treinamento, prontidão neuromuscular e percepção de fadiga em um atleta da categoria Sub-18, e verificar associações com o desempenho em competição. Nesse foram analisados dados de treinamento e competição coletados em um macrociclo de 18 semanas, subdividido em períodos de Preparação Geral, Preparação Especial e Competitivo. Componentes da carga de treinamento e percepção de fadiga foram registrados diariamente em um sistema de monitoramento. O salto vertical com contramovimento foi avaliado em três momentos.

16/03/2022
Aspectos motivacionais relacionados à prática do método Pilates
O presente estudo objetiva identificar os aspectos motivacionais que levam os indivíduos a praticar o Método Pilates. Foi aplicado o questionário IMPRAFE-54 em 52 participantes com o intuito de entender a motivação dos indivíduos para a prática. Variáveis como sexo, faixa etária e tempo de prática foram consideradas. Os resultados mostraram que, de uma forma geral, a amostra se motiva pelo fator saúde seguido pelo prazer. Entender os aspectos motivacionais relacionados à prática do Método Pilates pode contribuir para uma melhor intervenção diretamente associada à satisfação dos praticantes, uma vez que, se entendermos o que leva o individuo a se engajar na modalidade, podemos elaborar uma intervenção que considere esses aspectos melhorando a aderência. A soma do ser de cada indivíduo e seu perfil vão te mostrar os caminhos a serem percorridos com a fundamentação do método.

03/03/2022
Agentes estressores e o enfrentamento de problemas em tenistas e mesatenistas universitários
A avaliação e análise de agentes estressores e enfrentamento de problemas em atletas pode ter um papel importante na compreensão daquilo que é enfrentado por esses atletas no dia-a-dia, além de poder propiciar um aumento na performance esportiva. No caso específico dos atletas universitários, além das dificuldades do mundo esportivo em si, existem as questões que permeiam o ambiente universitário e, muitas vezes sem estrutura, os atletas tem que conciliar essas duas carreiras.

17/02/2022
Aspectos neurais em chutes no futebol: um estudo de caso sobre a adaptação de técnicas cinemétricas para avaliação e treinamento cognitivo
O presente trabalho se constitui como um estudo de caso que discute a implementação de um método cinemétrico capaz de considerar processos cognitivos de alta ordem durante chutes de bola parada no futebol, como o cálculo da dimensão espacial, o estabelecimento de engramas motores, a identificação de tendências motoras e a variabilidade da precisão.

26/08/2021
Padrão do Perfil de Liderança Adotado pelos Técnicos nas Categorias de Base de Futebol
O estudo teve por objetivo identificar o perfil de liderança dos técnicos de futebol das categorias de base e verificar a ocorrência de um padrão do estilo de liderança entre os treinadores. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala Multidimensional de Liderança Desportiva (EMLD). Teve a participação de 12 técnicos das categorias de base de equipes de futebol brasileiro.

12/08/2021
Analysis of stress level and recovery of formative football coaches. Case studies Análisis del nivel de estrés y recuperación de los entrenadores de fútbol formativo. Estudios de caso
O objetivo deste estudo foi identificar e comparar os níveis de estresse e recuperação dos treinadores de Futebol de elite de times juvenis em diferentes momentos da temporada esportiva. Foi realizado um estudo descritivo com características longitudinais. O estudo foi realizado com 26 treinadores das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20 dos principais times de futebol de elite do Brasil.

22/07/2021
Fatores estressores em atletas de tênis em cadeira de rodas
Os intensos períodos de treino e competições e a constante pressão por resultados, associados à ausência de rotina social e distanciamento das relações familiares são fatores estressores já citados em estudos sobre o estresse no esporte de rendimento. O objetivo do estudo foi verificar os fatores de estresse em atletas de tênis em cadeira de rodas e comparar o nível de estresse de acordo com o nível de experiência.

15/07/2021
Avaliação psicológica no contexto do esporte
Este capítulo é parte integrante do livro "Compêndio de avaliação psicológica". O principal objetivo desta produção é a apresentação das diferentes etapas dos processos de avaliação no contexto da Psicologia do Esporte.

05/08/2021
Saúde mental, saúde nutricional e desempenho esportivo: a intervenção da equipe interdisciplinar na prevenção e no tratamento de transtornos alimentares
O capítulo aborda questões relativas a como o esporte de alta performance exige dos atletas um padrão quanto ao peso e imagem corporal em prol de um melhor desenvolvimento. Diante disso, o ambiente competitivo torna-se suscetível a uma maior prevalência de casos de transtornos alimentares.

08/10/2021
Apoio social de familiares e amigos para atividade física em adolescentes: análise com modelagem de equações estruturais
O apoio social é um preditor importante da manutenção de atividade física na adolescência, sendo que a abordagem da ecologia social valoriza o impacto da interação entre indivíduos ou grupos com recursos disponíveis no ambiente social para adotar um estilo de vida saudável. Portanto, o estudo analisa as relações de apoio social de familiares e amigos para a prática de atividade física por adolescentes.

25/11/2021
Psychomotor Efficiency in Golf: The Role of Physiological Responses on Putting Performance
A tacada é fundamental para o desempenho no golfe e diferencia os jogadores de alto e baixo desempenho no esporte. No presente estudo, comparou-se a frequência cardíaca, a frequência respiratória e a resposta galvânica da pele para tacadas perdidas e furadas realizadas por 13 jogadores qualificados do sexo masculino a uma distância de 12 pés (3,65 m).

11/11/2021
Expatriación de atletas y aspectos psicológicos: Una revisión de literatura sistemática
O objetivo do estudo foi realizar uma revisão da literatura a respeito dos aspectos psicológicos envolvidos no processo de expatriação de atletas. Para tanto, foram pesquisadas as bases de dados de teses e dissertações da Scielo, PubMed, SportDiscus, BVS, Embase e CAPES, com palavras específicas para cada base de dados, nos idiomas inglês, português e espanhol.

16/02/2022
Adaptação transcultural do Collective Efficacy Questionnaire for Sports (CEQS): Evidências de validade para uma versão brasileira
Este estudo de três partes teve como objetivo traduzir, adaptar culturalmente e validar o Collective Efficacy Questionnaire for Sports (CEQS) para atletas brasileiros. Em geral, os resultados deste estudo apoiam o uso do CEQS-B por pesquisadores e profissionais que desejam avaliar a autopercepção da eficácia coletiva de vários atletas do esporte.

21/09/2021
Futebol de Sete: O contexto e o efeito das faltas nos confrontos do Brasil nas Paralimpíadas
Este estudo objetivou verificar a relação entre a consequência da cobrança de faltas e o contexto (placar no momento da falta; situação; região) em que foram sofridas ou cometidas. Analisaram-se cinco jogos disputados pela Seleção Brasileira de Futebol de Sete (masculino), nas Paralimpíadas de Londres 2012 e criou-se o banco de dados no software Simi Scout.

17/06/2021
Parâmetros psicométricos da Prosocial and Antisocial Behavior Sport Scale (PABSS) para o contexto brasileiro
Contar com uma medida psicometricamente adequada para a avaliação dos comportamentos moralmente relevantes de atletas é importante para fomentar pesquisas e viabilizar estratégias de intervenção eficazes. O objetivo da presente pesquisa foi estimar propriedades psicométricas da Prosocial and Antisocial Behavior Sport Scale (PABSS) para o contexto brasileiro.

01/07/2021
Estresse Psicofisiológico em mulheres atletas tenistas de elite.
O treinamento esportivo impõe um elevado grau de estresse físico e mental, os quais têm sido relacionados ao aumento do hormônio cortisol, classificando-o como um indicador do estresse psicofisiológico. Objetivou-se analisar o estresse psicofisiológico através do cortisol salivar em tenistas de elite de 16 e 18 anos, do sexo feminino, durante uma etapa do torneio internacional de tênis.

24/06/2021
O não-dito no esporte: cuidados da psicologia do esporte
Trata-se de uma pesquisa qualitativa que busca analisar o silêncio e suas manifestações no esporte. A importância da Psicologia do Esporte se debruçar sobre este comportamento usual no cenário esportivo remete a muitas reflexões e propostas que culminam com intervenções clinicas e em campo, em especial em equipes competitivas iniciais e de alto nível, apesar de pouco comentado.

PARCEIROS E APOIOS
ABEPEEx – Associação Brasileira em Estudos de Psicologia do Esporte e Exercício.
secretaria@abepeex.com.br
Copyright © 2021 Direitos Reservados. Desenvolvido por FelipeAlves.com